Templo da vitória, 1870. Local onde hoje se encontra a Central do Brasil e o Palácio Duque de Caxias, Rio de Janeiro. |
A aliança brasileira com argentinos e uruguaios de fato saiu vitoriosa da chamada Guerra do Paraguai. Debates historiográficos à parte sobre as razões e interesses econômicos que engendraram o conflito, o fato é que internamente a vitória brasileira foi das elites.
Colégio Pedro II e a Igreja de São Joaquim. |
Enquanto os filhos da corte e de empresários frequentavam o Colégio Pedro II e se embriagavam com o Champagne da Missão Francesa os chamados “Voluntários da Pátria” eram, além de pequeno efetivo militar, ninguém menos que indivíduos das camadas populares, negros, mestiços e escravos em sua maioria chamados a participar da guerra por uns trocados e promessas de terra no interior do país.
A participação da população afro descendente na guerra foi inclusive motivo de propaganda racista promovida pelo governo paraguaio que chamava os militares brasileiros de “exército macacuno”; e a frase dita por Solano Lopez ao ser ferido na guerra teria sido: “matem a esos diablos de macacos!”
Colégio Militar do Rio de Janeiro. |
O quadro da educação publica brasileira atual é assim concretização dos sonhos do império no século XIX. Alguns indivíduos prestam para a guerra e trabalho, outros, pela sua conta bancária e relações pessoais vão ocupar cargos políticos ou postos na administração publica.
O interesse parece ser manter a população alienada e na ignorância: o ensino fundamental nas escolas publicas é uma farsa, pois alunos chegam ao ensino médio sem saber ler ou escrever, enquanto servidores são perseguidos por denunciar o uso dos recursos da educação publica em proveito do próprio administrador; o ensino médio já não é mais integralmente obrigatório, pois o individuo que termina o primeiro ano e é aprovado no vestibular ou equivalente pode seguir diretamente para a universidade com o aval do MEC; e o ensino superior, como se vê nos jornais, lamentavelmente tem produzido médicos que matam; juízes que roubam; engenheiros que fazem prédios desabar, entre outras tantas bizarrices que os atuais programas de acesso às universidades não enxergam.
Templo de Atena Nice |
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