sábado, 2 de fevereiro de 2013

Que jogo é esse?


Derby Club, hipódromo que cedeu lugar a construção do Maracanã.
Pra frente Brasil foi hit futebolesco da Copa de 1970, nome de filme de 1982, e não obstante não ser mais objeto de gritos de torcida ou de debate em cineclubes perfaz ainda hoje, 40 anos após a ditadura militar, uma perversa ideologia nacionalista usada pelo estado para mascarar um grave quadro politico e social.


Muitas pessoas morreram e ainda morrem por conta da violência do estado brasileiro, que digam entre outros o menino Juan ou a engenheira Patrícia! A reiterada corrupção que acompanha os atuais governos são também, em seus efeitos, formas de violência contra o povo.

Indignação na escadaria da ALERJ.
Alheia à violência e corrupção que ocorrem por aí, a histeria crescente que cerca campeonatos de futebol no Brasil se assemelha mais à uma crônica Pasoliniana falando do humor alienado dos jovens brasileiros do que manifestação saudável de indivíduos que compreendem o que é a atual Democracia de Chumbo

Torcida de futebol no Brasil.
Antes da realização dos Jogos Pan Americanos de 2007 estimativas já apontavam que era mais econômico construir outro estádio do que reformar o velho Maracanã. O Pan talvez tenha sido vantajoso para a iniciativa privada que adquiriu direito de exploração dos equipamentos criados, porém o volume de recursos públicos (na casa de $1 bilhão) empregados na atual reforma e destruição do que foi feito no PAN é uma afronta ao suor da população que vive de trabalho e pena com impostos.

Mário Rodrigues Filho.
Mário Filho popularizou o futebol e mobilizou a sociedade de sua época a favor da construção do Maracanã, estádio que mais tarde ganharia seu nome. No entanto, o Criador das Multidões nas suas proféticas ações em favor do esporte não imaginaria que “aquela corrente pra frente” se traduziria, no Brasil contemporâneo, em beneficio à empreiteiras na infindável reforma do Maracanã e na natureza alienante com que o futebol é vivido pelo povo. Salve a seleção!


Publicado originalmente no Facebook, grupo Rio Antigo, em 14/01/2013.

Um comentário:

  1. http://oglobo.globo.com/rio/milicia-domina-45-das-favelas-cariocas-revela-pesquisa-1-10961634

    ResponderExcluir