sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Língua esmagada.

Veículos sob o viaduto.
O Viaduto que liga o túnel Rebouças à Linha Vermelha entre outras áreas da Zona Norte do Rio se chama Engenheiro Freyssinet em homenagem ao engenheiro e arquiteto francês considerado pai do "concreto protendido". Entretanto, errôneamente a referida obra é conhecida como Elevado Paulo de Frontin em razão da Avenida homônima sob o viaduto.
Vista aérea do desabamento.
A Missão Francesa trazida ao Brasil com a finalidade de educar o país consistia em um escrete de artistas e especialistas de diversas áreas, entre eles o engenheiro João Gustavo de Frontin. Seu filho, o brasileiro André Gustavo Paulo de Frontin foi engenheiro e político, recebeu do Papa Pio X o título de Conde de Frontin, e importante avenida no Tijuca ganhou seu nome. 

Em 1971, quando ainda estava em construção, uma parte do viaduto Engenheiro Freyssinet caiu esmagando pessoas e automóveis. O que a Missão Francesa talvez jamais imaginasse é que depois de tanto tempo se esmagaria também a língua, francesa ou portuguesa, pois insistentemente se referem ao Frontin como "FRONTEIN" (sic!). Rodin, o escultor, é sempre RODIN (sem "e" na pronuncia ou na grafia); assim como Gauguin, o pintor, também.
Publicado originalmente no Facebook, grupo Rio Antigo, em 29/12/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário